5 Solas da Reforma Protestante: entenda quais são os Solas e a sua importância

No dia 31 de outubro de 1517 Martinho Lutero enviou as suas 95 teses para o Arcebispo de Maiz dando início a um dos eventos mais importantes da história da Igreja: a Reforma Protestante.

Lutero que era um monge da Igreja Católica, se levantou após notar que os dogmas da Instituição na época eram opostos aos ensinamentos bíblicos.

A Reforma então marca um movimento focado em trazer a centralidade bíblica de volta para a Igreja. 

De todas as novas proposições teológicas que os cristãos protestantes adotaram em oposição a Igreja Católica, 5 pilares foram destacados como a essência da reforma.

Essas doutrinas se popularizaram como os 5 Solas da Reforma Protestante. Neste conteúdo vamos entender o que são e quais são os Solas.

O que são os 5 Solas

Os 5 Solas da Reforma Protestante são proposições teológicas que sintetizam os principais pensamentos dos reformadores. Os Solas são os principais pontos de oposição da Teologia Reformada contra os ensinos da Igreja Católica.

Todos eles são frases no Latim e o termo “Sola” significa “somente”. Assim temos os 5 Solas da Reforma, são eles:

  • Sola Scriptura = Somente a Escritura 
  • Solus Christus = Somente Cristo
  • Sola Gratia = Só a Graça
  • Sola Fide = Só a Fé
  • Soli Deo Gloria = Somente a Deus a Glória

Apesar de serem os grandes pilares da Reforma, os termos não surgiram naquela época, mas vieram de teólogos e estudiosos posteriores. 

Embora não se saiba exatamente quando surgiram, de fato quando analisamos os pensamentos dos reformadores, são eles os principais que nortearam a Reforma e se opuseram aos ensinamentos Católicos.

Vamos entender então o que cada um desses Solas significa.

Sola Scriptura 

Reafirmamos a Escritura inerrante, como fonte única de revelação divina escrita, única para constranger a consciência. A Bíblia sozinha ensina tudo o que é necessário para nossa salvação do pecado, e é o padrão pelo qual todo comportamento cristão deve ser avaliado. 

Negamos que qualquer credo, concílio ou indivíduo possa constranger a consciência de um crente, que o Espírito Santo fale independentemente de, ou contrariando, o que está exposto na Bíblia, ou que a experiência pessoal possa ser veículo de revelação. 

A institucionalização da Igreja católica, decorrente à queda do Império Romano, enraizou o ensinamento da revelação continuada, que equiparava a soberania eclesial às escrituras. 

Os reformadores, em contrapartida, rejeitaram a autoridade divina do papa e a confiança exclusiva nas tradições sagradas. 

Logo, repeliram qualquer forma de contradição à bíblia, para que retornasse a seu lugar central como regra única de e prática. 

Analisando a Bíblia como um todo, é evidente que as escrituras apresentam-se como sendo a revelação de Deus e, de tal forma, a autoridade suprema no que diz respeito a doutrinas, hábitos cotidianos e decisões pessoais

A vontade de Deus é expressa por intermédio da Lei, inicialmente confiada a Moisés e transmitida ao povo acampado no Sinai. 

No decorrer do Antigo Testamento, juízes, profetas e reis clamavam um retorno à Palavra de Deus e ao consequente reavivamento espiritual acarretado pela obediência. 

Se o próprio Jesus citava as Escrituras como base para suas ações, por que deveria ser diferente com os cristãos modernos?  

Em virtude da Reforma, da invenção da prensa e do trabalho de homens como Lutero, a Bíblia foi traduzida do latim para o alemão, francês e inglês, dentre outros idiomas, viabilizando assim seu acesso ao alcance popular.  

Para saber mais sobre este Sola, confira o nosso conteúdo completo sobre o Sola Scriptura.

Solus Christus  

Reafirmamos que nossa salvação é realizada unicamente pela obra mediatória do Cristo histórico. Sua vida sem pecado e sua expiação por si só são suficientes para nossa justificação e reconciliação com o Pai. 

Negamos que o evangelho esteja sendo pregado se a obra substitutiva de Cristo não estiver sendo declarada e a fé em Cristo e sua obra não estiver sendo invocada. 

As tradições da igreja medieval inferiam que a obra de Cristo, sozinha, não era suficiente para a salvação. 

Como resultado, eram apresentados centenas de mediadores, a começar de Maria, dos demais santos e da autoridade absolutista do papa, que conciliariam o contato entre leigos e Deus. 

Todavia, os reformadores salientaram o papel de Jesus como sumo sacerdote, que intercede em favor da humanidade perante o Pai. 

Nesse sentido, o eixo do cristianismo gira em torno da pessoa de Jesus, destacando assim seu papel na salvação.

Em virtude de sua encarnação, o Messias consumou o mais exímio sacrifico, ao residir e padecer na Terra como Deus e homem, simultaneamente. Desse modo, é o justo e único mediador, expiador e redentor dos perdidos.  

Visto que somente Cristo é o verdadeiro e perfeito mediador, toda a raça humana se equipara diante do Senhor, igualmente perversa e destituída da graça. 

Sob o mesmo ponto de vista, todo protestante também tem capacidade de julgar segundo as escrituras, e de rejeitar todo ensino contraditório, praticando assim o sacerdócio universal, sistematizado por Lutero.  

Sola Gratia 

Reafirmamos que na salvação somos resgatados da ira de Deus unicamente pela sua graça. A obra sobrenatural do Espírito Santo é que nos leva a Cristo, soltando-nos de nossa servidão ao pecado e erguendo-nos da morte espiritual à vida espiritual. 

Negamos que a salvação seja em qualquer sentido obra humana. Os métodos, técnicas ou estratégias humanas por si só não podem realizar essa transformação. A fé não é produzida pela nossa natureza não-regenerada. 

A partir do século XI, a comercialização da fé cristã foi intensificada pelo papado, mediante as procissões, peregrinações e indulgências. 

Tal prática prometia amenizar ou extinguir o tempo de penitência dos devotos no purgatório. 

Contudo, ao enfatizar o ensino do sola gratia, os reformadores pretendiam refutar o parecer comum de que a salvação dava-se pela obra de Cristo somada à obra meritória dos homens. 

Ao entender o estado de miséria humana diante de Deus, compreende-se que não há nada que se possa fazer para conquistar o favor divino. 

Trata-se da doutrina da depravação total, em que o homem não regenerado é absolutamente escravo do pecado e, como consequência, totalmente inapto de exercer sua própria vontade livremente para salvar-se. 

O homem é salvo porque é incapaz de obter a salvação por si mesmo. No entanto, a humanidade sempre se sentiu desconfortável em saber que sua redenção depende exclusivamente de Deus, que a concede graciosamente, não por mérito. 

Desse modo, a verdadeira expressão da fé cristã sobreleva a graça como base e razão da salvação.  

Sola Fide 

Reafirmamos que a justificação é somente pela graça somente por intermédio da fé somente por causa de Cristo. Na justificação a retidão de Cristo nos é imputada como o único meio possível de satisfazer a perfeita justiça de Deus. 

Negamos que a justificação se baseie em qualquer mérito que em nós possa ser achado, ou com base numa infusão da justiça de Cristo em nós; ou que uma instituição que reivindique ser igreja, mas negue ou condene sola fide possa ser reconhecida como igreja legítima. 

Ao redescobrir e autentificar que “o justo vive pela fé”, o frade Martinho Lutero desmentiu um grande dogma da igreja católica, que trazia o homem como colaborador e cooperador de sua salvação. 

Logo, favoreceu o fundamento de que ninguém é salvo pelas obras que pratica, mas sim pela obra de Deus, por intermédio de seu filho. Portanto, pode-se proclamar que a salvação é recebida mediante a fé

Compreende-se que “fé é a certeza de coisas que se esperam e a convicção de fatos que se não vêem.” (Hebreus 11:1). 

Trata-se da decisão humana em receber de Deus capacidade sobrenatural, através do novo nascimento, de modo a reconhecer sua insuficiência de justiça e a obra de Cristo na salvação.   

Jesus cumpriu perfeitamente a lei para que, ao comprovar-se justo, entregasse sua justiça aos homens, que por meio da fé, se apropriam dela. 

Assim sendo, para apropriar-se da oferta de reconciliação com Deus, basta reconhecer que a salvação é um presente gratuito para todos que o aceitarem, em conformidade com a doutrina da justificação pela graça, mediante a fé. 

Soli Deo Gloria 

Reafirmamos que, como a salvação é de Deus e realizada por Deus, ela é para a glória de Deus e devemos glorificá-lo sempre. Devemos viver nossa vida inteira perante a face de Deus, sob a autoridade de Deus, e para sua glória somente. 

Negamos que possamos apropriadamente glorificar a Deus se nosso culto for confundido com entretenimento, se negligenciarmos ou a Lei ou o Evangelho em nossa pregação, ou se permitirmos que o afeiçoamento próprio, a auto-estima e a auto-realização se tornem opções alternativas ao evangelho. 

O Catecismo Maior de Westminister, redigido em 1648 na Inglaterra, averiguou que “o fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus e alegrar-se nele para sempre”, ratificando assim a ênfase reformadora de que o sentido da vida não se resume à existência humana.   

Deus criou o homem de tal maneira que seu propósito principal convirja à adoração e o louvor a Ele. Como consequência, jamais poderia reduzir sua vida à outra coisa, que não a grandiosidade do Senhor.  

No entanto, a natureza pecaminosa da raça humana conduz ao mal e a tentativa de outorgar para si a glória divina, cometendo então um lapso análogo ao de satanás.  

Deus não reparte os méritos da salvação ou de sua glória. Ainda sim, convida seus filhos a juntarem-se com a criação para exalta-lo, adorá-lo e dedicar todo seu viver à glorificação do Altíssimo.

Igreja reformada, sempre se reformando

Vimos quais são os 5 Solas da Reforma Protestante. Eles são não somente a base da Reforma, mas devem ser as bases do nosso cristianismo.

Devemos nos voltar aos Solas e repensar se vivemos um cristianismo centrado nas Escrituras e naquilo que elas nos revelam.

O lema da Reforma era “Igreja reformada, sempre se reformando”, a reforma deve ser constante. 

Devemos sempre nos voltar às escrituras e certificar que o nosso cristianismo está centrado na boa, agradável e perfeita vontade de Deus.

Para você, qual o Sola mais impactou a sua Fé e te trouxe à centralidade do Evangelho? Não deixe de compartilhar com a gente nos comentários!

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Este post tem 38 comentários

  1. Ageu

    Sensacional o texto! Já tô compartilhando!

  2. Larissa Scalzo

    texto sensacional, arrasou manu !! ???

  3. Raffaella

    Excelente texto! Para mim sola Cristo! ?

  4. site

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  5. Samuel Ferreira

    Benção demais, muito bom bispa Nunu vou compartilhar !!!

  6. Anônimo

    Linda explicação. O somente as escrituras e somente a graça sempre me impacta. Somente os 5 somente. ♥️

    1. Anônimo

      Contexto excepcional parabéns

  7. Antonio Arruda

    Muito obrigado pelo seu tempo e dedicação que Deus a abençoe.

  8. Almir

    Bem sucinto e profundo. Parabéns pela produção do artigo.

  9. Waldeir Lucena Guimarães

    Uma ótima síntese! A Deus toda glória!

  10. Sergio Marques Furlaneto

    Muito boa explicação .Deus continue te abençoando

    1. Filipe

      Soli Deo glória esse me esclareceu !

  11. Francisco Castro

    Valeu mesmo pra mim é de grande importância.

  12. Ricardo Mello

    Para mim as 5 solas são fundamentais. Mas a mais profunda e prioritária para a vida de um cristão e de uma congregação é a somente DEUS a ELE a Glória.
    Parabéns ótima explanação dos fundamentos para a salvação.

  13. Valmir

    Estes ensinamentos são enriquecedores, Deus seja louvado. A Deus, toda a glória!

  14. Sola Scriptura = Somente a Escritura
    Solus Christus = Somente Cristo
    Sola Gratia = Só a Graça
    Sola Fide = Só a Fé
    Soli Deo Gloria = Somente a Deus a Glória

    Somente Cristo !

  15. Anônimo

    Os intermédios, e tudo que está fora da Bíblia não presta,e o que dizer d fé e razão,e os feitos de homens de fé.

  16. Deise Machado

    Vários dedicaram a vida pra que pudessêmos conhecer a verdade sobre Jesus Cristo e seu sacrifício, que possâmos manter firme a fé, até que o próprio Jesus venha nos buscar.

    1. Izabella

      Me ajudou bastante

  17. Shalom… Texto bem objetivo e prático.
    Parabéns. A que mais me impacta, ou diria me preocupa, seria “SOLO DEO GLORIA”. Vivemos tempos em que os cultos têm se tornado cada vez mais um show pirotécnico, igrejas quase se transformam em boates na hora do louvor e seguir modinhas (como igrejas pintadas de preto) se tornam o centro das atenções no intuito de preservar e angariar mais fiéis. Isso para mim é muito preocupante. Não sou contra as festas entre os cristãos, mas culto não é festa… é culto.

  18. ALLISTER TAVARES THULER

    Gostaria de entender onde é expressada a SOMENTE a Escritura. Claro que Ela contém a Palavra que é Jesus (Jo 1), mas sempre me dão II Tm 3,16 como justificativa, mas lá não exprime o SOMENTE.

    Outra dúvida minha é o Sola Fidei, pois em Tg 2, 14-28 diz que a fé sem obras é morta. Como explicar SOMENTE a fé se Tiago diz que A FÉ SEM OBRAS É MORTA?

    Paz e bem!

    1. Evelyn

      Oi, creio que o “somente” não seja algo obrigatório de estar escrito mas que o “Somente as Escrituras” signifique que a Bíblia é o único manual divinamente inspirado por Deus para a vida cristã, que nenhum outro livro deve se sobrepor a ela, que em meio a tantos livros usados no meio cristão, sendo escrito por pessoas conhecedoras da palavra e firmes em um relacionamento com Pai ou não nunca estarão ao lado ou acima desse livro sagrado. Sobre o segundo ponto, devemos sim praticar boas obras, afinal somos seguidores de Cristo certo, mas não podemos cair no erro de achar que somente pelas obras seremos salvos mas sim pela fé em Cristo Jesus como único e suficiente salvador, como a manifestação de Deus na Terra, a fé é o princípio para nossa jornada nessa caminhada com Deus, é através dela, desse primeiro passo, que decidimos segui-lo, conhecê-lo, viver com Ele, e é através dessa nova vida com Jesus que faremos ainda mais boas obras, agora não só para ajudar pessoas mas com o objetivo de glorificar a Deus. Então devemos ter as Sagradas Escrituras como base, e único manual para nossas vidas e a fé como meio de nossa salvação, ao invés de atribuirmos as obras no lugar da fé.

    2. Evelyn

      Oi, creio que o “somente” não seja algo obrigatório de estar escrito mas que o “Somente as Escrituras” signifique que a Bíblia é o único manual divinamente inspirado por Deus para a vida cristã, que nenhum outro livro deve se sobrepor a ela, que em meio a tantos livros usados no meio cristão, sendo escrito por pessoas conhecedoras da palavra e firmes em um relacionamento com Pai ou não nunca estarão ao lado ou acima desse livro sagrado. Sobre o segundo ponto, devemos sim praticar boas obras, afinal somos seguidores de Cristo certo, mas não podemos cair no erro de achar que somente pelas obras seremos salvos mas sim pela fé em Cristo Jesus como único e suficiente salvador, como a manifestação de Deus na Terra, a fé é o princípio para nossa jornada nessa caminhada com Deus, é através dela, desse primeiro passo, que decidimos segui-lo, conhecê-lo, viver com Ele, e é através dessa nova vida com Jesus que faremos ainda mais boas obras, agora não só para ajudar pessoas mas com o objetivo de glorificar a Deus. Então devemos ter as Sagradas Escrituras como base, e único manual para nossas vidas e a fé como meio de nossa salvação, ao invés de atribuirmos as obras no lugar da fé.

  19. Anônimo

    Texto maravilhoso esclarecedor vou ministrar uma aula p minhas crianças domingo na igreja e vlou adptar paea idade deles 2/3 anos onbrigada

  20. Digenaldo

    Muito bom o texto. Bastante esclarecedor. Muito obrigado. Que Deus continue te usando e abençoando grandemente sua vida em nome de Jesus Cristo

  21. aian bispo

    muito bom,texto esclarecedor,tirando duvidas e abençoando.assim meu agradecimento.

  22. Wilmerson Ramos da Silva

    Todos os solas são impactantes, porém, o sola Escritura eu acho que é o mais impactantes pelo fato de ser a palavra de Deus a nossa única regra de fé e prática.

    2 Timóteo 3:16-17 Toda a Escritura, divinamente inspirada, é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça;
    Para que o homem de Deus seja perfeito, e perfeitamente instruído para toda a boa obra.

    2 Pedro 1:20-2 Sabendo, primeiramente, isto: que nenhuma profecia da Escritura é de particular interpretação.
    Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram, inspirados pelo Espírito Santo.

  23. Anônimo

    Ensinamentos extraordinário, libertador e esclarecedor sobre os 5 pilares da fé reformada.

  24. Lutero Revoltado

    se a Bíblia é o único manual divinamente inspirado por Deus, então jogue ela no lixo.

    1. Jorge Costa

      Magnífico. Foi uma autêntica aula de teologia. Quanto a mim…
      – Somente Cristo, porque Ele é o SENHOR!
      – Somente a Escritura, porque é esta que testifica dEle;
      – Somente a Graça, porque dEle vem;
      – Somente a Fé, porque é por ela que estamos ancorados a Ele;
      – Somente a DEUS a glória, porque dEle, por Ele e para Ele são todas as coisas!

  25. Anônimo

    O que mais me deixou curioso foi o sola scripture.

  26. Jonathan

    Oi bom dia,todas são impactantes,mais em especial Solus Christus!

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