Primogênito da Criação: O que significa? Jesus foi criado? Entenda!

A afirmação mais importante, o alicerce, a pedra angular da Fé Cristã, é que Jesus Cristo é Deus.

Porém, existe uma passagem na Bíblia que pode gerar dúvidas em relação a essa afirmação. Ela se encontra na Carta de Paulo aos Colossenses, no capítulo 1, versículo 15:

“Este é a imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação…”

Se Jesus é Deus, como ele pode ter sido criado? É isso que essa expressão de Paulo, de fato, quer dizer?

Algumas pessoas e religiões — como os Testemunhas de Jeová — utilizam esse versículo para confrontar a afirmação: Jesus é Deus.

Neste post vamos entender se Jesus foi ou não criado e o verdadeiro significado da expressão do Apóstolo Paulo.

Para entendermos como a expressão não tem nada de contrária à Fé Cristã, primeiro vamos entender se a Bíblia diz que Jesus foi criado. Entendendo todo o contexto das escrituras, teremos uma visão mais clara do que Paulo está dizendo.

Jesus foi criado ou sempre existiu?

“No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus… e o Verbo se fez carne e habitou entre nós…” (Jo 1:1-14)

É assim que o Apóstolo João começa a narrativa do seu Evangelho. Referindo-se a Jesus como o Verbo, a Palavra de Deus, que não só existia desde a eternidade, como era Deus.

Um dos objetivos de João era combater heresias da época que negavam a divindade de Cristo.

Por isso, João escreve esse prólogo maravilhoso em seu Evangelho, remetendo à criação do Mundo em Gênesis, onde Deus cria todas as coisas por meio da sua Palavra.

“Disse Deus: Haja luz; e houve luz.” (Gn 1:3). É essa palavra, o Verbo que cria todas as coisas, que estava com Deus na criação.

Esse Verbo é o próprio Jesus.

E o Evangelho de João não é o único livro que aponta para a existência eterna de Jesus:

  • No livro de Apocalipse ele é o “Cordeiro que foi morto desde a fundação do mundo” (Ap 13:8)
  • Para o profeta Isaías ele é o “Maravilhoso, Conselheiro, Deus Forte, Pai da Eternidade, Príncipe da Paz” (Is 9:6)
  • Paulo diz na carta à igreja de Filipos que Jesus é Deus (logo, eterno) que se esvaziou e assumiu a forma de homem (Fp 2:5-11)
  • Em outra carta, aos romanos, Paulo escreve que “dele, e por meio dele, e para ele são todas as coisas” (Rm 11:36)
  • Na carta aos colossenses, Paulo diz que “nele foram criadas todas as coisas, nos céus e sobre a terra…” (Cl 1:16)
  • E o próprio Cristo alega a sua eternidade ao afirmar que “antes que Abraão existisse, EU SOU (nome usado por Deus ao se apresentar para Moisés)” (Jo 8:58)

A partir desses poucos versículos podemos ver como é consenso entre os autores Bíblicos que Jesus Cristo é Eterno, ele é Deus e portanto nunca foi criado. ELE É!

Isso não explica o que Paulo quis dizer no versículo tema deste texto. Porém, é usando toda a base bíblica que conseguiremos entender o escrito paulino.

O objetivo da carta de Paulo aos Colossenses

Paulo escreve a carta aos Colossenses após receber a visita do seu amado irmão Epafras. 

Epafras é o fundador da igreja de Colossos e provavelmente da de Laodicéia também. Paulo nunca havia visitado estas igrejas.

A partir da visita Paulo descobre que a igreja está sendo pressionada por doutrinas heréticas de duas naturezas: 

  • Judaizantes: que colocavam um peso de salvação no cumprimento da Lei.
  • Gnósticos: embora o termo só surgiu no século II, a doutrina já contaminava as igrejas, negando a divindade de Cristo, uma vez que a matéria é ruim e Deus jamais encarnaria.

E é para combater essas heresias, principalmente, que Paulo escreve a carta. No primeiro capítulo, Paulo escreve um belo poema entre os versículos 15-20, afirmando a divindade de Cristo.

Portanto, é exatamente combatendo a ideia de Cristo não ser Deus que Paulo utiliza o termo discutido. 

O que então ele quis dizer?

O que significa Primogênito da Criação 

Não é segredo para ninguém que a palavra primogênito significa “o que veio primeiro”. Em uma família com 3 filhos, o primogênito é o mais velho deles.

Porém, esse não é o único significado da palavra. O termo usado por Paulo é palavra grega prototokos, que de fato significa aquele que veio primeiro, mas também refere-se à proeminência quanto a posição.

Na carta aos Hebreus, o autor utiliza o termo para mostrar como até os anjos adoram o Primogênito, referindo-se à sua posição, relevância e título (Hb 1:6).

Já na carta de Paulo aos Romanos, o termo é utilizado para mostar a proeminência de Cristo sobre todos os seus irmãos adotados por meio dele (Rm 8:29).

Quando Paulo refere-se a Cristo como o Primogênito da criação, quer dizer então que Cristo é mais importante e proeminente em relação a toda criatura.

Além disso, Cristo é chamado em Hebreus e no Evangelho de João de filho Unigênito do Pai. Distinguindo a sua natureza de todos os outros filhos adotados, que somos nós.

Vamos entender melhor a importância e o sentido da Primogenitura:

Primogenitura na Bíblia

O termo é extremamente relevante em toda a Escritura e desde o antigo testamento podemos ver ele se referindo não apenas a vir primeiro, como também a um direito, um título.

Vamos ver alguns exemplos:

Jacó e Esaú

Na famosa história entre os dois irmãos, Jacó suborna Esaú pelo seu direito de primogenitura. 

Se esse direito representasse apenas quem nasceu primeiro, seria impossível que ele deixasse de ser de Esaú. 

Ainda assim, quem concede o direito é o próprio Deus, “que amou Jacó, porém aborreci a Esaú” (Ml 1:2)

A proeminência entre os filhos de Isaque foi de Jacó. É dele que descende o Messias, são dele as 12 tribos que formam a nação de Israel.

Manassés e Efraim

Outro exemplo de primogenitura para o filho mais novo acontece com os dois filhos de José.

Quando vão receber a benção de seu avô, Israel, José posiciona o primogênito (mais velho) sob a mão direita e o mais novo sob a mão esquerda de Jacó.

Porém, o Patriarca inverte as suas mãos. Pensando ser por conta da sua cegueira (já era avançado em idade), José corrige o pai, que logo afirma: “o seu irmão menor será maior do que ele” (Gn 48:19).

Ali fica clara a proeminência de Efraim sobre o seu irmão mais velho Manassés.

Israel, primogênita entre as nações

Outro exemplo pode ser visto quando Deus, por meio do profeta Jeremias, refere-se à Efraim (Israel) como a primogênita dentre as nações.

Israel não é a primeira nação a surgir na Bíblia, porém é a primeira a ser escolhida e tinha proeminência sobre todas as demais nações no Antigo Testamento.

O valor da primogenitura

É importante destacar também como na época a primogenitura era extremamente relevante.

Quem possuía o direito era responsável pelo nome, herança e responsável pelo futuro do seu clã (família). Na época o clã tinha um valor muito maior que o indivíduo. É visível pela importância de ser “filho de Davi” ou “filhos de Abraão”.

Isso também é evidenciado na Páscoa, quando os primogênitos do Egito morrem. O que mostrou a impotência dos deuses do Egito em proteger o herdeiro, o mais proeminete, dos clãs.

Jesus, Senhor sobre a Criação

Portanto fica claro como Paulo nunca quis dizer que Jesus foi criado, mas referia-se ao valor imensuravelmente superior de Jesus sobre toda a criação.

Alegar que Cristo foi criado seria concordar com a heresia que o próprio Apóstolo estava tentando combater.

Além disso, o versículo seguinte também deixa muito clara a intenção do seu autor:

“… o primogênito de toda a criação; pois, nele, foram criadas todas as coisas…” (Cl 1:15-16).

Muitas vezes não notamos a importância das conjunções na Bíblia, mas aqui, o “pois” (hoti no grego) esclarece qualquer dúvida. 

Esse “pois” é uma conjunção explicativa, significando “porque”, “uma vez que”, “visto que”. 

Ele é o mais proeminente sobre toda criação “PORQUE nele foram criadas todas as coisas”.

Cristo não é só o mais importante como é a causa de toda a Criação

Portanto tentar alegar que Cristo foi criado por conta desse versículo é jogar no lixo toda a teologia paulina, todo o contexto da carta e todos os versos que cercam a frase.

A afirmação de Paulo não nega, mas concorda com toda a teologia das Escrituras.

Por isso é fundamental nunca tirarmos um versículo do seu contexto e sempre irmos a fundo para entender o seu significado. 

A Bíblia explica a Bíblia, e nesse caso não foi diferente.

Existe algum outro versículo que você tem dúvidas quanto ao seu significado? Se sim, compartilhe com a gente nos comentários que tentaremos ajudar você a compreender melhor as Escrituras a cada dia!

Não deixe também de seguir o Luzeiro no Instagram e acompanhar os nossos conteúdos!

Gostou do texto? Compartilhe com seus amigos e familiares!

Este post tem 73 comentários

  1. Anônimo

    Jesus Cristo, Filho de Deus! Aleluia

  2. Roberta

    Parabéns pela explicação teológica baseada nas verdades da Bíblia ??

    1. Cezar

      Quando Ap. Paulo falou o Primogênito de toda a Criação ele não confundiu aos que assim entendem, note: ao lermos (Colossenses, 1:15) só vem corroborar com:
      (Gênesis 1:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
      *Aqui Deus estava falando com quem? Com ele mesmo? Estava Deus praticando por um acaso a “ventriloquia”? Não era com o seu Filho!
      (Gênesis 1:27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      * Quem fez então o homem e a Mulher? Resp: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”.. Porque foi Deus? Pq Jesus já era o PRIMOGÊNITO de “TODA” a Criação! Se não seria o (Homem e a Mulher) a “Imagem da Imagem” se fosse criado pelo Filho.
      Assim como diz Paulo: ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (Colossenses 1:15″ .. Note: “O qual é imagem do Deus invisível”
      (Gênesis 1:28) “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra….” E confirmando o feito por Deus e não o Filho nesse versículo confirma a feitura do H e M por Deus..
      (Mateus 24:36) “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”
      * Aqui é o próprio JESUS respondendo aos seus Discípulos, e não o Ap. Paulo, e sendo o (Pai e o Filho) as mesmas “PESSOA” aqui Jesus não saberia responder o Dia e a Hora aos seus discípulos? Ou, será que Jesus “mentiu ou enganou” os seus Discípulos???? .. Claro que não né!
      Jesus sempre falou em nome de seu Pai o que enviou, Jesus FALOU ou DISSE tudo o que o Pai mandou, portanto, Jesus dizer que “Eu e o Pai somos um” queria Jesus dizer em Pensamentos e em Propósitos, e não uma só pessoa!

      Seria o mesmo se pensarmos quando a Bíblia diz: (Gênesis 2:24) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” É querer aqui fazer uma forçação de barra em querer dizer que são uma só PESSOA!
      *Todo os contextos da Bíblia ao lermos não desfaz estes escritos..
      Agora vem a parte mais emocionantes que não se falam e não dão enfase para não colocar em dúvida o que foi ensinado na Palavra inventada “Trindade” que não está na Bíblia essa palavra.
      A Bíblia nos ensina que somos por estes motivos mostrados acima da “IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS” , assim como, Jesus é IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL ..somos irmãos de Cristo Jesus!
      Irmão de Jesus mas como?
      “ Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. “ (Mateus 12:50) Jesus falou aqui certo? Estava apenas se referindo naquela ocasião em que falou?
      ” Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29) Note muito forte isso: “imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”
      Mas porque somos então irmãos de Cristo?
      “ Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4) “Cristo, que é a imagem de Deus”.
      LEMBRA: ” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem.” (Gênesis 1:26) Aqui o Pai estava falando com seu Filho Jesus, e porque a nossa imagem????
      Mas note quem criou o Homem a sua Imagem foi Pai e não o Filho, porque?
      ” E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)
      Vejamos o que diz a Bíblia sobre toda a Criação!
      ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; ” (Colossenses 1:15) Jesus foi o Primogênito de Toda a Criação, e quem o criou o Pai pois Jesus e imagem do Deus Invisível..
      ” Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.” (Gênesis 9:6) conforme está escrito em (Gênesis 1: 27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      ” O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.” (1 Coríntios 11:7) Note: “imagem e glória de Deus”…

      Outro Ponto para concluirmos e entendermos.

      – Jesus o Filho de Deus se sentou a DESTRA de Deus…
      (1 Pedro 3:22) ” O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.” Pergunto: Sendo ele Jesus a mesma Pessoal do que o Pai ou de Deus, porque se assentou a DESTRA! … “O qual está à destra de Deus”…

      (Salmos 110:1) “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
      Note as Palavras: “SENHOR e Senhor”

      Veja aqui em Atos dos Apóstolos testificando que Davi falou em (Salmos 110:1) transcrito acima…

      (Atos 2:33-35) “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
      Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
      Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.”

      (Marcos 16:19) “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” Mais uma vez, ” assentou-se à direita de Deus”..

      (Deuteronômio 6:4) “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”
      Note: Aqui o “Senhor nosso Deus é o único Senhor”, seria Jesus? Ou o Deus citado em (Gênesis 1: 27) , já mencionado explicado no meu comentário….

      1. André Mousinho

        Oi Cézar, pontos bem legais que você levantou aqui. Sempre bom podermos debater sobre o tema.

        Se você acredita que Jesus estava no princípio da criação, o que você acredita que ele é?

        Em nenhum momento a Bíblia diz que Jesus foi criado! Em Is 9, passagem que fala do nascimento do Messias, chama Jesus de Deus forte, Pai da Eternidade (verso citado no texto).

        Em Jo 1.1, o autor vai dizer que o “Verbo (Jesus) estava com Deus e ERA Deus”. Todas as coisas foram criadas por intermédio DELE, do VERBO.

        Paulo fala a mesma coisa em Colossenses, TUDO foi criado POR MEIO dele. Do VERBO, da Palavra dita por Deus. Primogênito aqui está no sentido de primazia, importância. No próprio contexto histórico Paulo está refutando pessoas que negavam a divindade de Jesus (mas isso já expliquei no texto).

        Ambos Cl 1 e Jo 1 estão remetendo à criação em Gênesis.

        No livro de Apocalipse, quando João adora o anjo o anjo diz “sou conservo teu, adora a Deus” (Ap 19). Quando o mesmo João adora Jesus, o Cristo aceita a sua adoração. Por que?

        A divindade de Jesus é tema recorrente. O Evangelho de João tem esse objetivo, não a toa ele começa AFIRMANDO que o VERBO ERA DEUS.

        Quando Tomé vê o Cristo ressurreto afirma: “Senhor meu e DEUS meu”. (Jo 20.28).

        Poderia ficar o dia todo falando sobre as passagens que afirmam a divindade do Cristo. Jesus era Deus, o Pai é Deus e o Espírito é Deus. Não a toa devemos batizar o seguidores no NOME (singular) do Pai, do Filho e do Espirito Santo.

        Um Deus, três pessoas. A palavra não precisa estar na Bíblia para notarmos como sua essência permeia suas páginas.

        Deus é UM. Mas a mesma Bíblia afirma a divindade de Cristo. Ele NÃO foi criado.

        Em relação às demais passagens, todas referem-se ao relacionamento do Pai e do Filho. Existe um relacionamento entre os três e é isso que possibilita o nosso Deus SER amor.
        Como Deus amaria sem relacionamento? E Deus não depende da sua criatura para ser amor. Ele É.

        E é nesse relacionamento em que Pai, Filho e ES se revelam com suas funções distintas, mas o mesmo em essência.

        É claro que a Trindade é um conceito dificílimo de entender, com certeza jamais entenderemos o Ser de Deus por completo. Mas pensa bem, somos pó, Deus sustenta o Universo. Seríamos de fato capazes de entender plenamente o seu ser?
        Você conseguiria explicar o funcionamento do cérebro humano para um cavalo?

        A certeza que temos é que a Bíblia AFIRMA:

        Jesus e o Pai são pessoas diferentes
        Jesus é Deus. O Pai é Deus.
        Só existe UM Deus

        O homem não inventou a Trindade, simplesmente usou uma Palavra para tentar compreender a complexidade da natureza do Deus soberano revelado nas Escrituras.

        Deus o abençoe e obrigado pelo respeitoso debate! Tenho certeza que ouvirei mais de você! 😀

        1. Bruno

          A Bíblia ensina que o VERBO se fez CARNE (Jesus), e não que Jesus se fez CARNE! A unção que sempre existiu com Deus, que por intermédio dela, Deus criou todas as coisas, HABITOU em um VENTRE HUMANO, essa criança ao nascer recebeu o nome de JESUS! O que sempre EXISTIU junto com Deus, era esse receptor, da MESMA NATUREZA de Deus, separado (gerado pelo próprio Deus) para servir a Deus. Essa unção, esse receptor, VERBALIZAVA, DESCODIFICAVA, TRADUZIA, os seus sentimentos, pensamentos em CRIAÇÕES, sejam elas invisíveis ou físicas, palpáveis. Basicamente expressava as ideias de Deus.

          No princípio era o Verbo, e o Verbo estava com Deus, e o Verbo era Deus. E o Verbo SE FEZ CARNE, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade. João 1:1, 14

          Por isso, ENTRANDO NO MUNDO, diz: Sacrifício e oferta não quiseste, Mas CORPO ME PREPARASTE; Hebreus 10:5

        2. No livro de Hebreus 1 : O propio Deus o Pai Chama Jesus de Deus e Criador.outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem.
          E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.
          Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
          Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiuCom óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
          E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.

          Hebreus 1:6-10

        3. Deus se Fez Carne!!!
          1 Tim 3:16
          Emanuel Deus conosco!!
          Mat 1:28
          Deus criador!!!
          João 1:1 a 3 ,10
          DEUS O PAI O CHAMA DE DEUS E CRIADOR
          HEBREUS 1
          Sempre foi Deus. Tinha o corpo de Deus!!!
          Fipenses 2: 5 a 9
          Toda a plenitude da divindade!!!
          Colossences 2:9
          Sempre foi o mesmo e o será eternamente!!!
          Romanos 13:8

        4. Jefferson

          Amado creio eu que foi uma Trinidade .sobre a criação do homem .
          Sobre Jesus creio que já existia desde o primórdio .
          Diz a palavra que o espírito no início de tudo já andava sobre as águas.
          Creio eu que Deus falava com seu filho no primórdio na criação.
          Posso estar enganado porém tem várias passagens que pode afirmar essa teoria minha .
          Muito obg pelo seu conhecimento .

        5. Clayton

          Você entram em debates por um detalhe muito simples, é que um acha que pelo fato de Jesus ter sido criado ele é menor que DEUS, esta concepção de a criatura ser menor que o criador é humana, Apocalipse diz que Jesus é o principio da criação de Deus, ( Não tem como negar isso ) Deus é o único ser que tem poder de criar algo ou alguém, semelhante a ELE mesmo, no tempo, na existência ( Eternidade ), no poder, na Santidade, só pra tentar explicar em forma alegoria, como se Deus duplicasse Ele mesmo, e este segundo ser chamou de Filho. É só isso e nada mais.

      2. Agora sei o proposito que Paulo estava combatendo essa heresia nas igrejas. Vejo muita teoria e versiculos pré programados que não chegam a lugar nenhum a não ser defender correntes difundidas por meio de uma religião. Se for feito uma analise mais coerente e concisa a respeito da natureza de Jesus certamente o confronto viria. Não vem para a luz da verdade a fim de não serem repreendidos por isso é mais confortavel usar um oculos verde da religião fazendo olhar p a biblia e ver programado todo o verde que a religião imputou ao longo dos anos. Os TJs são uma pedra de tropeço no reino de Deus.

        1. MD

          Você deveria, my brother, ficar quietinho e procurar aprender sem criticar religião A, B ou C. Mas eu acho que realmente um cavalos não entenderia como funciona o cérebro humano. À saber, a bíblia se responde se você buscar o entendimento comparando casos e situações. Jesus não veio aqui representar, fingir, enganar… Ele veio a pedido do pai, ao qual chegou a implorar …”passe de mim esse cálice”… Em resumo : com entendimento você não precisa dissociar o que Paulo disse com o que Jesus falou. Jesus é o filho de Deus e filho é criador. Jesus é o primogênito de toda a criação. Bons estudos, Duarte.

          1. André

            De fato as tjs não são tropeço, senão para elas mesmas. O VERBO era Deus. Este VERBO se fez CARNE. Ele é Emanuel que quer dizer DEUS CONOSCO e não ‘o filho de Deus conosco’. Ele é o Criador, assim como o Pai, pois SEM ELE o Pai não criou NADA. Ele é o Primogênito não por ser o primeiro ser criado, MAS PQ TEM PROEMINÊNCIA SOBRE TODAS AS COISAS que ele mesmo criou. Ele tem TODO PODER nos céus e na Terra ?. Logo, Ele é o TODO PODEROSO. Enfim, O VERBO estava com Deus e Era Deus.

        2. tr

          O versículo deste tema (Primogênito), não quer dizer; primeiro como que por uma ordem de primeiro, segundo, terceiro e etc. mas sim, como o primeiro de Tudo e de Todas as coisas…

      3. No livro de Hebreus 1 : O propio Deus o Pai Chama Jesus de Deus e Criador.outra vez, quando introduz no mundo o primogênito, diz:E todos os anjos de Deus o adorem.
        E, quanto aos anjos, diz: Faz dos seus anjos espíritos, E de seus ministros labareda de fogo.
        Mas, do Filho, diz: Ó Deus, o teu trono subsiste pelos séculos dos séculos; Cetro de eqüidade é o cetro do teu reino.
        Amaste a justiça e odiaste a iniqüidade; por isso Deus, o teu Deus, te ungiuCom óleo de alegria mais do que a teus companheiros.
        E: Tu, Senhor, no princípio fundaste a terra, E os céus são obra de tuas mãos.

        Hebreus 1:6-10

      4. Amâncio

        Primogênito, unigênito de Deus “o primeiro filho”, único filho, Primogênito de de toda a criação, (a primeira criação ante tudo)

      5. Carla

        A paz do eterno sobre nossa vida.
        Irmão ótima explanação. Lembremos q Cristo chama o Criador de Pai Ele Cristo é imagem do Pai invisível. Ambos tem o msm Espírito q vem 100%do PAI. Jesus qndo aqui esteve foi bem claro q o PAI é maior q Ele . Certa vez ele disse pq dizes q sou bom só um é bom aquele q me enviou . Paulo diz q Geande mistério é sobre Cristo e a igreja a passagem : Deixará Pai (Criador ELOHIN gênero masculino p Deus) e Mãe (RUACH gênero feminino p Deus Espírito) e se unirá a Mulher (igreja). Ou seja . Jesus é filho veja pela parabola do fazendeiro. Ali ver claramente o filho q foi morto mas o Pai virar julgar . O Espírito q hábito no Pai habita no filho e na Mulher igreja no livro de Hebreus temos acesso às regiões celestiais por causa do filho. Estufando sobre casamento judaico vemos q o noivo depois de ficar noivo assim cm Cristo fez pagando o dote caro cm o costume do casamento judaico Ele deu sua vida pela noiva depois do noivado ele volta p casa do Pai p fazer sua casa p buscar a noiva .( Jesus voltou p casa Celeste), E pelo costume somente o Pai do noivo pode dizer ao noivo qndo ele pode vir buscar a noiva a tradição diz q são de 2 anos mas somente o Pai do noivo diz quando é a noiva tem q se preparar p o casamento seu enxoval etc. (Lembra da parabola das 10 virgens) a palavra diz q 1dia p Deus são cm 1000 anos p nós Oi seja 2mil anos já passaram ele está as portas do Pai manda lo buscar a noiva.

      6. Wil

        Corretíssimo e só um adendo, pegue a manuscrita original da bíblia mais antiga que se tem notícia que é a septuaginta grega que é a biblia original que existia entre secula 3 AC e 1 DC e verá que que o criador se chama YHWH que é diferente de Jesus(Yeshua), quando diz ‘SENHOR disse ao meu senhor’ na verdade é YHWH dizendo a Yeshua/Yehoshua.

        Por fim, YESHUA significa literalmente YHWH é salvação.

        “A antiguidade e legitimidade do Tetragrama como O Nome de Deus para os judeus pode ser comprovada na conceituada tradução para o grego da Bíblia Hebraica, chamada Septuaginta Grega, onde o Tetragrama aparece escrito em hebraico arcaico ou páleo-hebraico. Foram encontrados em fragmentos de cópias primitivas da LXX (Papiro LXX Lev. b, Caverna n.º 4 de Qumran, datado como sendo do Século I a.C.) onde o Tetragrama YHWH’ é representado em letras gregas (Levítico 3:12; 4:27). Estudos revelam que apenas em cópias posteriores da Septuaginta Grega, datadas do final do Século I d.C. em diante, os copistas começaram a substituir o Tetragrama YHWH por Kýrios, que significa SENHOR (em letras maiúsculas) e por Theós, que significa Deus. Foi devido a isto, a razão de YHWH ter desaparecido graficamente do texto do Novo Testamento em algumas traduções bíblicas.”

        ”Yehosha ou Yehoshua – que significa “Deus Salva” (YHWH+sha)(Yeho+sha), sendo Yeho(יהו)um redutivo do tetragrama divino + Shá(שע) um redutivo da raiz verbal salvar (ישע).”

    2. Regina

      Excelente e fundamentada explicação sobre a individualidade de Deus e Jesus, não obstante a unicidade entre ambos e até conosco a medida que nos santifiquemos.
      Estou começando a conhecer Deus e principalmente Jesus agora.
      Ainda estou muito confusa sobre o Espírito Santo.
      Você poderia me ajudar a entender quem Ele é e como poderei reconhecê-lo?
      Muita gratidão pelo compartilhamento dos seus conhecimentos.
      Abraços;
      Regina Valverde

  3. Anônimo

    Adorei o texto! Muito esclarecedor!

    1. Jorge

      Lamentavelmente teus argumentos embora bem articulafos são como a casa construida na areia fácil de colocar por terra. Essa narrativa é conhecida utilizada por aqueles que defendem essa doutrina pagã chamada “trindade”.

      Poderia aqui refutar todos os textos que vc utilizou para sustentar essa doutrina confusa. Porem vou me deter em apenas um texto e espero que tu consigas explicar.
      Apocalipse 1:1
      Começa assim:
      “1 REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual DEUS LHE DEU, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;”

      Se Jesus é mesmo DEUS porque mesmo depois de ressucitado, haviam coisas que ele desconhecia. Foi preciso o pai relevar a ele?

      1. Use o portugues por favor e se possivel o original. Revelação de Jesus a qual Deus deu a João. LHE é o João. O golpe te ensinaram seja enganado se vc quiser.

        1. André

          Isso Mesmo: Apocalipse é a Revelação da Pessoa de CRISTO. João está recebendo a Revelação não mais de JESUS HUMILHADO, mas a Revelação de JESUS em sua Glória…

    2. Cezar

      Quando Ap. Paulo falou o Primogênito de toda a Criação ele não confundiu aos que assim entendem, note: ao lermos (Colossenses, 1:15) só vem corroborar com:
      (Gênesis 1:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
      *Aqui Deus estava falando com quem? Com ele mesmo? Estava Deus praticando por um acaso a “ventriloquia”? Não era com o seu Filho!
      (Gênesis 1:27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      * Quem fez então o homem e a Mulher? Resp: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”.. Porque foi Deus? Pq Jesus já era o PRIMOGÊNITO de “TODA” a Criação! Se não seria o (Homem e a Mulher) a “Imagem da Imagem” se fosse criado pelo Filho.
      Assim como diz Paulo: ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (Colossenses 1:15″ .. Note: “O qual é imagem do Deus invisível”
      (Gênesis 1:28) “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra….” E confirmando o feito por Deus e não o Filho nesse versículo confirma a feitura do H e M por Deus..
      (Mateus 24:36) “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”
      * Aqui é o próprio JESUS respondendo aos seus Discípulos, e não o Ap. Paulo, e sendo o (Pai e o Filho) as mesmas “PESSOA” aqui Jesus não saberia responder o Dia e a Hora aos seus discípulos? Ou, será que Jesus “mentiu ou enganou” os seus Discípulos???? .. Claro que não né!
      Jesus sempre falou em nome de seu Pai o que enviou, Jesus FALOU ou DISSE tudo o que o Pai mandou, portanto, Jesus dizer que “Eu e o Pai somos um” queria Jesus dizer em Pensamentos e em Propósitos, e não uma só pessoa!

      Seria o mesmo se pensarmos quando a Bíblia diz: (Gênesis 2:24) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” É querer aqui fazer uma forçação de barra em querer dizer que são uma só PESSOA!
      *Todo os contextos da Bíblia ao lermos não desfaz estes escritos..
      Agora vem a parte mais emocionantes que não se falam e não dão enfase para não colocar em dúvida o que foi ensinado na Palavra inventada “Trindade” que não está na Bíblia essa palavra.
      A Bíblia nos ensina que somos por estes motivos mostrados acima da “IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS” , assim como, Jesus é IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL ..somos irmãos de Cristo Jesus!
      Irmão de Jesus mas como?
      “ Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. “ (Mateus 12:50) Jesus falou aqui certo? Estava apenas se referindo naquela ocasião em que falou?
      ” Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29) Note muito forte isso: “imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”
      Mas porque somos então irmãos de Cristo?
      “ Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4) “Cristo, que é a imagem de Deus”.
      LEMBRA: ” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem.” (Gênesis 1:26) Aqui o Pai estava falando com seu Filho Jesus, e porque a nossa imagem????
      Mas note quem criou o Homem a sua Imagem foi Pai e não o Filho, porque?
      ” E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)
      Vejamos o que diz a Bíblia sobre toda a Criação!
      ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; ” (Colossenses 1:15) Jesus foi o Primogênito de Toda a Criação, e quem o criou o Pai pois Jesus e imagem do Deus Invisível..
      ” Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.” (Gênesis 9:6) conforme está escrito em (Gênesis 1: 27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      ” O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.” (1 Coríntios 11:7) Note: “imagem e glória de Deus”…

      Outro Ponto para concluirmos e entendermos.

      – Jesus o Filho de Deus se sentou a DESTRA de Deus…
      (1 Pedro 3:22) ” O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.” Pergunto: Sendo ele Jesus a mesma Pessoal do que o Pai ou de Deus, porque se assentou a DESTRA! … “O qual está à destra de Deus”…

      (Salmos 110:1) “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
      Note as Palavras: “SENHOR e Senhor”

      Veja aqui em Atos dos Apóstolos testificando que Davi falou em (Salmos 110:1) transcrito acima…

      (Atos 2:33-35) “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
      Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
      Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.”

      (Marcos 16:19) “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” Mais uma vez, ” assentou-se à direita de Deus”..

      (Deuteronômio 6:4) “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”
      Note: Aqui o “Senhor nosso Deus é o único Senhor”, seria Jesus? Ou o Deus citado em (Gênesis 1: 27) , já mencionado explicado no meu comentário….

      1. Regina

        Cezar, excelente e fundamentada explicação sobre a individualidade de Deus e Jesus, não obstante a unicidade entre ambos e até conosco a medida que nos santifiquemos.
        Estou começando a conhecer Deus e principalmente Jesus agora.
        Ainda estou muito confusa sobre o Espírito Santo.
        Você poderia me ajudar a entender quem Ele é e como poderei reconhecê-lo?
        Muita gratidão pelo compartilhamento dos seus conhecimentos.
        Abraços;
        Regina Valverde

  4. jose carlos

    A Bíblia diz que Deus não morre…!!!, Jesus morreu,e foi ressuscitado por ele mesmo,três dias depois,? porque ele diz que o Pai é maior que ele,? Porque ele Ora para ele mesmo,? Porque ele se declara filho de Deus? Porque depois dos mil anos de seu governo ele vai entregar o Reino ao Pai? Porque ele diz ninguém vem a mim a menos que o Pai o atraia? Quem transferiu a a vida celestial dele para uma mulher,será que ele mesmo fez isso? Porque Jesus é o Primogênito da criação?

    1. André Mousinho

      Oi José Carlos, tudo bom?

      Cara, você fez excelentes perguntas e eu seria louco de querer responder a todas em apenas um comentário.
      Nosso blog ainda é recente, mas em breve espero ter um texto respondendo cada um desses ótimos questionamentos.

      Por enquanto, vou te direcionar da melhor forma que posso. Acredito que a maior parte das suas perguntas sejam respondidas com o entendimento do conceito da Trindade, ou seja, Deus é três pessoas em uma essência. É um conceito realmente de difícil compreensão.

      Indico para você um livro de um dos melhores teólogos de todos os tempos, R C Sproul, sobre o tema. Ele é bem curtinho e o ebook está de graça, atualmente, na Amazon:

      https://www.amazon.com.br/que-Trindade-Quest%C3%B5es-Cruciais-Livro-ebook/dp/B014WMM1G2

      Espero que tenha interesse em ler e que ele possa ajudar com suas dúvidas.

      Que o Senhor o abençoe e ilumine o nosso entendimento.

      Grande abraço!

    2. Diego

      Corrigindo José, ninguem vem a pai se não por mim.
      Ou seja, ninguem chama ao pai se não for por meu nome.

    3. André

      Isso Mesmo: Apocalipse é a Revelação da Pessoa de CRISTO. João está recebendo a Revelação não mais de JESUS HUMILHADO, mas a Revelação de JESUS em sua Glória…

  5. Klesley

    Simplesmente, sensacional. Uma análise sensata e uma hermenêutica irrepreensível! Grato pelo texto. Pena que o pessoal que vem retrucar, não refutam nenhuma de suas afirmações.

    1. André Mousinho

      Olá, irmão! Que benção ler o seu comentário. Sempre bom ver como a Bíblia explica a Bíblia.
      Que o Senhor o abençoe.

    2. Cezar

      Quando Ap. Paulo falou o Primogênito de toda a Criação ele não confundiu aos que assim entendem, note: ao lermos (Colossenses, 1:15) só vem corroborar com:
      (Gênesis 1:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
      *Aqui Deus estava falando com quem? Com ele mesmo? Estava Deus praticando por um acaso a “ventriloquia”? Não era com o seu Filho!
      (Gênesis 1:27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      * Quem fez então o homem e a Mulher? Resp: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”.. Porque foi Deus? Pq Jesus já era o PRIMOGÊNITO de “TODA” a Criação! Se não seria o (Homem e a Mulher) a “Imagem da Imagem” se fosse criado pelo Filho.
      Assim como diz Paulo: ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (Colossenses 1:15″ .. Note: “O qual é imagem do Deus invisível”
      (Gênesis 1:28) “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra….” E confirmando o feito por Deus e não o Filho nesse versículo confirma a feitura do H e M por Deus..
      (Mateus 24:36) “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”
      * Aqui é o próprio JESUS respondendo aos seus Discípulos, e não o Ap. Paulo, e sendo o (Pai e o Filho) as mesmas “PESSOA” aqui Jesus não saberia responder o Dia e a Hora aos seus discípulos? Ou, será que Jesus “mentiu ou enganou” os seus Discípulos???? .. Claro que não né!
      Jesus sempre falou em nome de seu Pai o que enviou, Jesus FALOU ou DISSE tudo o que o Pai mandou, portanto, Jesus dizer que “Eu e o Pai somos um” queria Jesus dizer em Pensamentos e em Propósitos, e não uma só pessoa!

      Seria o mesmo se pensarmos quando a Bíblia diz: (Gênesis 2:24) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” É querer aqui fazer uma forçação de barra em querer dizer que são uma só PESSOA!
      *Todo os contextos da Bíblia ao lermos não desfaz estes escritos..
      Agora vem a parte mais emocionantes que não se falam e não dão enfase para não colocar em dúvida o que foi ensinado na Palavra inventada “Trindade” que não está na Bíblia essa palavra.
      A Bíblia nos ensina que somos por estes motivos mostrados acima da “IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS” , assim como, Jesus é IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL ..somos irmãos de Cristo Jesus!
      Irmão de Jesus mas como?
      “ Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. “ (Mateus 12:50) Jesus falou aqui certo? Estava apenas se referindo naquela ocasião em que falou?
      ” Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29) Note muito forte isso: “imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”
      Mas porque somos então irmãos de Cristo?
      “ Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4) “Cristo, que é a imagem de Deus”.
      LEMBRA: ” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem.” (Gênesis 1:26) Aqui o Pai estava falando com seu Filho Jesus, e porque a nossa imagem????
      Mas note quem criou o Homem a sua Imagem foi Pai e não o Filho, porque?
      ” E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)
      Vejamos o que diz a Bíblia sobre toda a Criação!
      ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; ” (Colossenses 1:15) Jesus foi o Primogênito de Toda a Criação, e quem o criou o Pai pois Jesus e imagem do Deus Invisível..
      ” Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.” (Gênesis 9:6) conforme está escrito em (Gênesis 1: 27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
      ” O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.” (1 Coríntios 11:7) Note: “imagem e glória de Deus”…

      Outro Ponto para concluirmos e entendermos.

      – Jesus o Filho de Deus se sentou a DESTRA de Deus…
      (1 Pedro 3:22) ” O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.” Pergunto: Sendo ele Jesus a mesma Pessoal do que o Pai ou de Deus, porque se assentou a DESTRA! … “O qual está à destra de Deus”…

      (Salmos 110:1) “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
      Note as Palavras: “SENHOR e Senhor”

      Veja aqui em Atos dos Apóstolos testificando que Davi falou em (Salmos 110:1) transcrito acima…

      (Atos 2:33-35) “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
      Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
      Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.”

      (Marcos 16:19) “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” Mais uma vez, ” assentou-se à direita de Deus”..

      (Deuteronômio 6:4) “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”
      Note: Aqui o “Senhor nosso Deus é o único Senhor”, seria Jesus? Ou o Deus citado em (Gênesis 1: 27) , já mencionado explicado no meu comentário….

  6. Jorge

    Lamentavelmente teus argumentos embora bem articulafos são como a casa construida na areia fácil de colocar por terra. Essa narrativa é conhecida utilizada por aqueles que defendem essa doutrina pagã chamada “trindade”.

    Poderia aqui refutar todos os textos que vc utilizou para sustentar essa doutrina confusa. Porem vou me deter em apenas um texto e espero que tu consigas explicar.
    Apocalipse 1:1
    Começa assim:
    “1 REVELAÇÃO de Jesus Cristo, a qual DEUS LHE DEU, para mostrar aos seus servos as coisas que brevemente devem acontecer; e pelo seu anjo as enviou, e as notificou a João seu servo;”

    Se Jesus é mesmo DEUS porque mesmo depois de ressucitado, haviam coisas que ele desconhecia. Foi preciso o pai relevar a ele?

    1. Edgar

      João 1:18 – Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que ESTÁ no seio do Pai, esse p fez revelar.
      João 14: 9: Quem vê a mim, vê o Pai.
      E para elucidar apocalipse 1:1 – E aquilo que ele VIU e ouviu, isso testifica. João 3:32
      Deus abençoe

      1. Isaac

        Olá Edgar, gostei do seu comentário.
        Os textos que vc utilizou como argumento são ótimos, e possuem um contexto que os explicam melhor ainda .

        A leitura de João 1:18 dá bem a entender que Jesus diz sobre sua posição de respeito e intimidade com o Pai, e ele é sim, maior que todos os seres criados.

        Em João 14:9, observe que Jesus ao dizer “quem vê a mim vê ao Pai”, denota ideia de que ele é a imagem do Pai, pois foi o “último adão”(1Cor 15:45), ou seja, o homem perfeito, aquele de igualdade com o homem feito “à imagem, conforme e semelhança [de Deus] “(Gên 1:26), que “é imagem do Deus invisível”(o referido texto principal do artigo), ora, algo que é imagem não é realmente a coisa que está refletida, mas sim, uma Idea fidedigna da mesma. Então quem vê Jesus, vê ao Pai, justamente por Jesus ser homem perfeito, assim como adão, formado à imagem de Deus, e refletir as mesmas qualidades do seu Pai com exatidão.
        Mas pense que podemos ler o próximo versículo (João 14:10) que diz “[…]estou no Pai, e o Pai está em mim[…]”, e alegar que “Jesus está no Pai e Este está nele” com a ideia de que as duas primeiras hipóstases da trindade são confirmadas, ou o unicismo é confirmado. Mas observe mais à frente no verso 20 (João 14:20), Jesus diz “[…]estou em meu Pai, e vós em mim, e eu em vós.”, ora, será que todos à quem Jesus dirigia suas palavras naquele momento, faziam, ou farão parte do Deus trino? Então ele não seria mais um Deus trino, e sim um poli Deus, não concorda? A compreensão mais lógica e simples para isto seria que Jesus em união com o Pai, é o mesmo que toda a congregação cristã (ou igreja) está unida, não nos fundimos corporalmente, mas estamos ligados pelo amor, que é o vínculo da perfeição(Col 3:14,15).
        Para fechar esta ideia, vamos observar mais à frente no verso 28 (João 14:28), Jesus continua a dizer “o Pai é maior do que eu.”. Podemos imaginar que é uma menção à “hierarquia trina”, onde os três estão em mesmo pé de poder, igualdade e soberania, mas possuem uma ordem “posicional” diferente, faz todo o “sentido”, de um olhar trinitarista, naturalmente e lógico, não faz o menor. Mas será que esta ordem “posicional” pode existir, ao passo que as três hipóstases subsistem em mesma quantidade de poder, importância e regência? Veja que esta ordem de Deus ser maior do que Jesus aparece em 1 Coríntios 11:3 , que diz: “Mas quero que saibais que Cristo é a cabeça de todo varão, e o varão, a cabeça da mulher; e Deus, a cabeça de Cristo.”, a ideia de que Deus é a cabeça (do grego: kephalé) de Cristo, tomando da ideia anterior, refere-se somente a ordem de “apresentação trina” das duas primeiras hipóstases, mas será que então não poderia valer para o homem, dado que a mesma expressão no original, usada para todas as personagens deste versículo? Poderia então o homem e a mulher ter uma participação na construção do Deus trino, juntamente com Jesus, e o Pai e o Espírito?
        Talvez o versículo anterior seja mais fácil de compreensão, vertido como na NTLH, assim: “Mas quero que entendam que Cristo tem autoridade sobre todo marido, que o marido tem autoridade sobre a esposa e que Deus tem autoridade sobre Cristo.”, veja esta é uma tradução trinitarista, mas verte a ideia de “cabeça” como “autoridade”, pode então, alguém exercer autoridade sobre outro, e ser igual à este?
        Ah, mas podemos pensar que a ideia de Deus neste verso, é a ideia do Deus trino formado por Cristo, onde Jesus é somente uma das três peças de Deus, juntamente com o Pai e o Espírito, logo, este Deus referido não é o mesmo Pai, apresentado anteriormente por Jesus, será mesmo?
        Veja que em Efésios 4:6 diz: “Um só Deus e Pai de todos, é sobre todos e por todos e em todos”, aqui a ideia de Deus é explicada como sendo “Deus e Pai”, não existe uma divisão ou ideia de tripartição de Deus, como contendo ou sendo formado pelo Pai, mas sim o Pai que é a ideia de Deus. Então, a ideia de que “o Pai é maior do que eu (Jesus) “, e que “Deus tem autoridade sobre Cristo “, é o mesmo que “Deus é maior do que Jesus”, e de que “o Pai tem autoridade sobre Cristo”, pois Deus (YHWH) é o Pai, assim como meu progenitor é meu Pai, possui um nome, profissão e me exerce autoridade.

        Quanto a João 3:32, a pré-existência de Jesus não está sendo discutida com o texto de Apocalipse 1:1, mas sim que Deus deu a Jesus a revelação, dado que em João 3:32, João, o batizador, falava do testemunho que Jesus estava dando, das coisas que ele viu e ouviu sim, do próprio Pai, mas no verso 34 (João 3:34), João afirma que “[…]aquele que Deus enviou, fala as palavras de Deus;[…]”, e este Jesus foi enviado por Deus (Gál 4:4).

        Espero sua resposta meu querido irmão, Deus abençoe você, e continue assim, procurando sempre defender a Deus na sua sinceridade.

        1. Cezar

          Quando Ap. Paulo falou o Primogênito de toda a Criação ele não confundiu aos que assim entendem, note: ao lermos (Colossenses, 1:15) só vem corroborar com:

          (Gênesis 1:26) “E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem, conforme a nossa semelhança; e domine sobre os peixes do mar, e sobre as aves dos céus, e sobre o gado, e sobre toda a terra, e sobre todo o réptil que se move sobre a terra.”
          *Aqui Deus estava falando com quem? Com ele mesmo? Estava Deus praticando por um acaso a “ventriloquia”? Não era com o seu Filho!

          (Gênesis 1:27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”
          * Quem fez então o homem e a Mulher? Resp: “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou”.. Porque foi Deus? Pq Jesus já era o PRIMOGÊNITO de “TODA” a Criação! Se não seria o (Homem e a Mulher) a “Imagem da Imagem” se fosse criado pelo Filho.
          Assim como diz Paulo: ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação;” (Colossenses 1:15″ .. Note: “O qual é imagem do Deus invisível”

          (Gênesis 1:28) “E Deus os abençoou, e Deus lhes disse: Frutificai e multiplicai-vos, e enchei a terra….” E confirmando o feito por Deus e não o Filho nesse versículo confirma a feitura do H e M por Deus..

          (Mateus 24:36) “Mas daquele dia e hora ninguém sabe, nem os anjos do céu, mas unicamente meu Pai.”
          * Aqui é o próprio JESUS respondendo aos seus Discípulos, e não o Ap. Paulo, e sendo o (Pai e o Filho) as mesmas “PESSOA” aqui Jesus não saberia responder o Dia e a Hora aos seus discípulos? Ou, será que Jesus “mentiu ou enganou” os seus Discípulos???? .. Claro que não né!

          Jesus sempre falou em nome de seu Pai o que enviou, Jesus FALOU ou DISSE tudo o que o Pai mandou, portanto, Jesus dizer que “Eu e o Pai somos um” queria Jesus dizer em Pensamentos e em Propósitos, e não uma só pessoa!
          Seria o mesmo se pensarmos quando a Bíblia diz: (Gênesis 2:24) “Portanto deixará o homem o seu pai e a sua mãe, e apegar-se-á à sua mulher, e serão ambos uma carne.” É querer aqui fazer uma forçação de barra em querer dizer que são uma só PESSOA!
          *Todo os contextos da Bíblia ao lermos não desfaz estes escritos..

          Agora vem a parte mais emocionantes que não se falam e não dão enfase para não colocar em dúvida o que foi ensinado na Palavra inventada “Trindade” que não está na Bíblia essa palavra.

          A Bíblia nos ensina que somos por estes motivos mostrados acima da “IMAGEM E SEMELHANÇA DE DEUS” , assim como, Jesus é IMAGEM DO DEUS INVISÍVEL ..somos irmãos de Cristo Jesus!

          Irmão de Jesus mas como?

          “ Porque, qualquer que fizer a vontade de meu Pai que está nos céus, este é meu irmão, e irmã e mãe. “ (Mateus 12:50) Jesus falou aqui certo? Estava apenas se referindo naquela ocasião em que falou?

          ” Porque os que dantes conheceu também os predestinou para serem conformes à imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos.” (Romanos 8:29) Note muito forte isso: “imagem de seu Filho, a fim de que ele seja o primogênito entre muitos irmãos”

          Mas porque somos então irmãos de Cristo?

          “ Nos quais o deus deste século cegou os entendimentos dos incrédulos, para que lhes não resplandeça a luz do evangelho da glória de Cristo, que é a imagem de Deus.” (2 Coríntios 4:4) “Cristo, que é a imagem de Deus”.

          LEMBRA: ” E disse Deus: Façamos o homem à nossa imagem.” (Gênesis 1:26) Aqui o Pai estava falando com seu Filho Jesus, e porque a nossa imagem????

          Mas note quem criou o Homem a sua Imagem foi Pai e não o Filho, porque?

          ” E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.” (Gênesis 1:27)

          Vejamos o que diz a Bíblia sobre toda a Criação!

          ” O qual é imagem do Deus invisível, o primogênito de toda a criação; ” (Colossenses 1:15) Jesus foi o Primogênito de Toda a Criação, e quem o criou o Pai pois Jesus e imagem do Deus Invisível..

          ” Quem derramar o sangue do homem, pelo homem o seu sangue será derramado; porque Deus fez o homem conforme a sua imagem.” (Gênesis 9:6) conforme está escrito em (Gênesis 1: 27) “E criou Deus o homem à sua imagem; à imagem de Deus o criou; homem e mulher os criou.”

          ” O homem, pois, não deve cobrir a cabeça, porque é a imagem e glória de Deus, mas a mulher é a glória do homem.” (1 Coríntios 11:7) Note: “imagem e glória de Deus”…

          Outro ponto I

        2. Cezar

          Outro Ponto para concluirmos!

          – Jesus o Filho de Deus se sentou a DESTRA de Deus…
          (1 Pedro 3:22) ” O qual está à destra de Deus, tendo subido ao céu, havendo-se-lhe sujeitado os anjos, e as autoridades, e as potências.” Pergunto: Sendo ele Jesus a mesma Pessoal do que o Pai ou de Deus, porque se assentou a DESTRA! … “O qual está à destra de Deus”…

          (Salmos 110:1) “Disse o SENHOR ao meu Senhor: Assenta-te à minha mão direita, até que ponha os teus inimigos por escabelo dos teus pés.”
          Note as Palavras: “SENHOR e Senhor”

          Veja aqui em Atos dos Apóstolos testificando que Davi falou em (Salmos 110:1) transcrito acima…

          (Atos 2:33-35) “De sorte que, exaltado pela destra de Deus, e tendo recebido do Pai a promessa do Espírito Santo, derramou isto que vós agora vedes e ouvis.
          Porque Davi não subiu aos céus, mas ele próprio diz:Disse o Senhor ao meu Senhor:Assenta-te à minha direita,
          Até que ponha os teus inimigos por escabelo de teus pés.”

          (Marcos 16:19) “Ora, o Senhor, depois de lhes ter falado, foi recebido no céu, e assentou-se à direita de Deus.” Mais uma vez, ” assentou-se à direita de Deus”..

          (Deuteronômio 6:4) “Ouve, Israel, o Senhor nosso Deus é o único Senhor.”
          Note: Aqui o “Senhor nosso Deus é o único Senhor”, seria Jesus? Ou o Deus citado em (Gênesis 1: 27) , já mencionado explicado no meu comentário….

        3. Jordi Neu

          Li tudo , mas no final não ficou claro se acredita que Jesus è Deus, ou só uma criação de Feus , o que eu não acredito , pois toda o conspecto bíblico me ensina . Concluindo com . O verbo ( Jesus) estava e eta Deus . Sem i verbo ( Jesus nada do que fou feito se fez . Portanto è o Criador . Pois só existe um Deus ( mas em funções distintas )

    2. Anônimo

      Que simplicidade a sua . Jesus não tinha subido ainda ao céu , mesmo ressurrecto estava no mundo. Nada era oculto a Jesus , mas as revelações viriam em tempo certo . E Jesus voltará em toda adua gloria, quando todos seus inimigos forem colocados debaixo dos seus pés.
      Porque quando Tomé o adorou e disse tubes o meu Deus . Jesus não o repreendeu? Porque mesmo antes de ressuscitar . Jesus não te prendeu àqueles que de joelho no adoraram?

  7. Daniel

    Nunca tive duvidas a respeito disso, naquele momento era de grande avalia a primogenitura.o apóstolo Paulo ele engrandecem o Cristo e de forma temática para igreja do irmao de Paulo. Esse tema esta sendo analisado e debatido na igreja.

  8. SQ

    Texto bonito e bem redigito mas com argumentos fracos e totalmente falhos, as passagens bíblicas informada para tentar sustentar a trindade, mais prova que ela não existe.

    So para nao se prolongar, um exemplo citado na matéria é Fp 2:5-11, mas fui ler e diz partes como:
    ‘Que, sendo em forma de Deus, não teve por usurpação ser igual a Deus’ Ou seja, aqui vimos que são 2 pessoas diferentes e que Jesus não quis usurpar e ser igual ao pai dele.

    ‘Por isso, também Deus o exaltou soberanamente, e lhe deu um nome que é sobre todo o nome;’ Ou seja, o pai o exaltou depois, ele nao tinha esse poder antes de ter cumprido o sacrificio na terra, o que mais uma vez prova que são pessoas diferentes.

    1. Jordi NEU

      SQ Da pena de de vc , muita tristeza em ler seu comentário

  9. Edgar

    João 1:18 – Deus nunca foi visto por alguém. O Filho unigênito, que ESTÁ no seio do Pai, esse p fez revelar.
    João 14: 9: Quem vê a mim, vê o Pai.
    E para elucidar apocalipse 1:1 – E aquilo que ele VIU e ouviu, isso testifica. João 3:32
    Deus abençoe

  10. Patrícia

    Muitos caminhos parecem certos aos homens, mas alguns levam-lhe a morte

  11. João

    Queremos entender da DIVINDADE, quando não entendemos o terreno, Cristo é tudo em todos, Jesus Deus, que uns acham que foi gerado, outros criado e outros que sempre existil.
    Só não podemos esquecer que a sabedoria e entendimento humano nos limitam a saber sobre a origem, pois criatura nunca entenderá a capacidade de gerar e criar antens da existência de Céus e terra.
    O que podemos compreender é o pós Gênesis com o pouco que é mensionado nas escritura, o que ocorreu antes só saberemos quando em Glória Ele nos revelar.

    Cristo é tudo em todos, pois Dele, por Ele e para Ele são todas as coisas.

  12. Line

    Oi galera , tenho uma duvida por favor não deixe de me responder.
    Bom lá ne Gênesis fala que Deus criou Adão .. Então acredito que Adão foi seu primeiro filho. Porem todos nos sabemos que na passagem da bíblia diz que Deus enviou seu único filho JESUS para nos salvar e salvar o mundo. Mas a PERGUNTA é antes de criar Adão Jesus já existia ?
    Sera que Jesus é filho de Deus bem anres das criações . E adão foi criado porisso nao é considerado com o filho primogênito ?

  13. JADEIR MENDONÇA DA SILVA

    Oi Line acredito que vc ler bem atentamente o texto do editor André Mousinho irá tirar suas dúvidas e irá entender que Jesus Cristo já existia antes de tudo como diz em no evangelho de João 1:1, e que ele é próprio Deus na sua essência representado na segunda Pessoa e que somente ele poderia e pode reconciliar (resgatar) homem para Deus novamente como diz no texto: 2 coríntios 5: 19 Isto é, Deus estava em Cristo reconciliando consigo o mundo, não lhes imputando os seus pecados, e pôs em nós a palavra da reconciliação. Sabemos realmente que existe muitas dúvidas a palavra e sobre a trindade se Jesus é mesmo Deus e que pelo o projeto de Deus homem não poderia voltar a Deus novamente pelo sacrifício de uma criatura e sim somente através do Cordeiro Deus preparado antes da fundação do mundo. Uma experiência própria minha em relação a essas dúvidas que eu tinha e estava aflito e Deus me tocou para abrir a sua palavra e saiu o texto João 14:1 que diz: Não se turbe o vosso coração; crêdes em Deus crede também em mim. Ele já sabia das nossas dúvidas.

  14. LUCIANA PEREIRA RODRIGUES

    Parabéns! Adorei o texto. Didático e objetivo.

  15. Jacqueline

    O “novo testamento” até hoje confunde a todos e cria debates sem conclusão !
    Fizeram distorções no Tanah para adequá-lo ao novo testamento. Este também, cheio de acréscimos , desvirtuado do grego original… tudo confuso!! Creio na Bíblia hebraica, a verdadeira Escritura!

    1. Luan

      Ninguém perguntou no que vc Crê!
      Hahaha

    2. Anônimo

      Eu creio no Deus verdadeiro e em Jesus Cristo meu Senhor Salvador Redentor. E Seu nome será maravilhoso conselheiro Deus forte Pai da eternidade príncipe da Paz . Emanuel Deus conosco

  16. Anônimo

    Jesus Cristo é o primogênito da criação, porque Ele realmente foi o primeiro a ser criado. Depois que Deus O criou, O encheu de toda a Sua Glória, por isso que Jesus Cristo é Deus, tendo sido feito Deus pelo próprio Deus. Sendo Filho de Deus, Jesus Cristo herdou de Deus a natureza divina no momento de sua concepção. É como nós que somos pais transferimos para os nossos filhos parte de nossa natureza. Jesus Cristo também, segundo escreveu o apóstolo Paulo também, é o primogênito do mortos, significando que Ele foi o primeiro a ressuscitar em um corpo glorificado, como os que morreram crendo em Cristo também vão ressuscitar, mas Jesus Cristo foi o primeiro.

  17. Anônimo

    Para entendermos acerca da Palavra de Deus, é necessário um estudo bastante profundo dela. Somente o Espírito Santo pode nos dar uma interpretação verdadeira das Sagradas Escrituras e o tema abordado nesta página é muito polêmico, mas o Espírito Santo esclarece todas as coisas acerca da Palavra a quem Ele quer, porque Ele também é Deus.

  18. Ediglene

    Olá gostaria que me explicasse esse versículo de hebreus 1:3a
    O filho é resplendor da gloria de Deus, a exata expressão do seu ser, sustentando todas as coisas por sua palavra poderosa.

    Obrigada

  19. Cleverson

    Achei o post muito valido e em meu entendimento, pelos proprios textos apresentados nos diferentes pontos de vista é simples.
    Verbo ja existia antes da criação.
    Verbo se fez carne “Jesus”.
    Jesus disse eu e o pai somos um.

    Verbo = Jesus = Deus

    E o Espirito Santo deixado por Jesus quem seria? Sera que tb já nao existia antes da criacao?

    Entao seria.
    Espirito Santo = Jesus

    Deus = Verbo = Jesus = Espirito Santo.

    Talvez nossa mente nao seja capaz de entender de fato antes da Criacao por que somos Criacao, embora tb semelhanca de Deus.

    Ser humano (Diferente de Deus).

    Logo, talvez nunca ou teriamos que evoluir muito nosso cerebro ao ponto de enteder do lado da logica da criacao.

    No meio da conversa surgiu um assunto sobre Adão e Eva o que muitos acreditam como sendo eixo da geracao.

    Adao e Eva = dois filhos (Caim e Abel)
    Um morreu de onde veio a população?

    Adao = Tipagem sanguinia A
    Eva = Tipagem sanguinia B
    Caim = Tipagem Sanguinia?

    De onde surgirão as demais tipagens?
    De onde apareceram os demais povos e racas? Dos macacos? Da Baleia?
    De onde Surgiu Abraao e Sara?

    Sera que de fato houve o Adao e Eva propriamente dito?

    Será que houve de fato apenas um Adao e uma Eva?

    Ao meu ver tem tantos assuntos muitos mais complexos para debater do que Jesus é Filho ou Deus.

    Algum de nos pelo menos abriu a boca e disse levanta-te morto e venha a vida? Será podemos nos julgar melhores do que Paulo, Pedro e tantos outros no decorrer da historia Crista até os tempos atuais que viveram em entrega profunda de vida pelo irmao?

    Ninguem tem amor maior do que aquele que da a vida pelo irmao e todo aquele que der de comer, beber, vestir, visitar, cuidar, ter paciencia….. Fez a vontade de meu Pai.

    Fazer a vontade do Pai quer dizer.

    Pai = Deus = Filho = Jesus.

    Será que precisa entender se Jesus é Deus, Pai, filho criado ou Proprio Deus encarna…. Para após esta passagem de vida se encontrar na eternidade?

    Será que precisamos tentar convencer alguem de que existe uma religião Santa ou perfeita e merecedora de ganhar a eternidade?

  20. Ismael Leão

    Parabéns pela explicação! Infelizmente existe hoje uma grande ignorância quanto aos textos bíblicos e por conta dessa falta de compreensão das Escrituras a igreja evangélica (independente de placa) não se identifica com a Igreja de Cristo apresentada no Novo Testamento e Jesus Cristo, tem perdido sua proeminência. O que falta hoje em dia é a meditação na Palavra, existem passagens bíblicas cuja compreensão requer meditação. Criemos pois o hábito de meditar na Palavra de Deus, e temas simples como esse, não serão mais alvo de polêmicas. A aceitação ou não da divindade de Jesus Cristo remete à aceitação ou não do dogma da Trindade, que muitos defendem. A confusão aparece quando os que apenas leem a Bíblia sem meditar nos textos ali contidos, passam a considerar apenas os Jesus Cristo de carne e ossos, ou seja o homem, esquecendo-se de considerar a sua origem ( Leiamos João 1:1-3, pensem no Verbo como Palavra. Agora leiam Gênesis 1, vejam que tudo foi criado pelo Verbo ou seja pela Palavra de Deus – “E disse Deus …”. Voltemos agora para João 1 :14 > E o Verbo se fez carne, e habitou entre nós, e vimos a sua glória, como a glória do unigênito do Pai, cheio de graça e de verdade.) É simples meus caros, Jesus Cristo, o homem de carne e ossos, é o VERBO ENCARNADO (ou seja a Palavra ou de uma forma mais clara, a VOZ DE DEUS) O principal problema da humanidade é a falta de fé que acaba por segar o homem e é por essa ignorância (cegueira) que os falsos ensinamentos são aceitos como verdadeiros e muitos hoje não conseguem crer que Jesus Cristo é Deus, enquanto outros preferem acreditar é uma das três pessoas de Deus (dogma da trindade).
    Meditemos um pouco mais na Palavra de Deus e só assim, vamos ter uma compreensão clara e real do que está escrito na Bíblia.

  21. Bruno Sousa

    E o Eterno”Pai” por acaso seria tentado por satanás, o que a Bíblia diz; que ele não deve ser tentado.
    Ele iria orar se a si mesmo, pois Salvador se fosse o próprio Eterno, ele iria orar a si mesmo. No livro de apocalipse diz que ele recebeu poder.
    Diz que ele foi criado.
    Provérbios 30:4 qual é o nome do Pai e o nome do filho, se é que sabes.

    Livro de juízes diz que ele era dos tempos antigos, ele quem o filho. Agora eu pergunto o criador teve uma existência?, não claro que não teve.

    Isto sim é a verdade: para que tipo de homens”nações, línguas e povos” que cheguem a pleno conhecimento da verdade que a um só Criador”ETERNO” e um só mediador entre Eterno e os homens, que é Salvador ou YAUSHA, que vocês dizer ser jesus.
    Salvador é mediador, ele que irá nos levar para o Criador, porque criador não fala com nenhum homem diretamente.

    Acha que Criador ia humilhar se diante de homem e ser bofeteado na cara,. A Bíblia diz que todo pecado pode ser perdoado a todos aqueles que blasfemar contra o filho ou Salvador, mas quanto ao Pai ou Espírito Santo o pecado de tal pessoa não será perdoado. Novo testamento

    Olha no velho testamento! Todo aquele que blasfemava contra o Eterno era apedrejado ou os seus pecados não eram perdoado e portanto eram apedrejados.

    Cuidado quando vocês põem o filho no mesmo escalão com o Pai, porque o Pai a nenhum homem, nem os anjos os possam ver,.
    Quem esvaziou se lá no seu e veio a terra como homem é o Salvador, o filho e não o Pai.

    1. Anônimo

      Vc precisa de Espírito Santo te convencer . Esta usando si a mente . Nossa mente é finita Deus é infinito , essas coisas nunca poderemos compreender. Paulo João foram inspiradora pelo Espírito Santo, as verdades que disseram não podemos compreender si não for pelo mesmo m dmi Espírito Santo . Jésus è Deus o verbo o logos a palavra de Deus . Muito minha palavra é minha e sou eu própria . Simples s assim . Is que querem blà bla não aceitam e aí conca confusão e contenta que separa as pessoas dentro da igreja de Cristo e já na era apostólica.

  22. jair

    os judeus sabiam que só Deus poderia perdoar pecados, mas Jesus afirmou: para que vocês saibam que o filho do homem tem poder para perdoar pecados lhe digo tome tua cama e anda…mateus 9: 1 a 8.

    Senhor tu me sondas e me conheces ( salmo 139).

    “Jesus conhecia a todos, sabia muito bem o que havia no homem” ( Joao 2:24,25)
    meus amigos, só Deus conhece o interior do homem.
    no que é verdadeiro estamos, isto é, Jesus cristo; este é o verdadeiro Deus e a vida eterna (1joão 5:20).

  23. Que legal…!!
    Esta foi uma visita excelente, gostei muito, voltarei assim
    que puder… Boa sorte..!

  24. JOASI SANTOS

    Gostei e fiquei bastante feliz! Que DEUS continue abençoando o seu autor para que tenha sempre como alvo a busca pela verdade bíblica, para o bem universal de todos os primogênitos através de JESUS CRISTO.

  25. Moisés

    O que o irmão dono deste texto precisa saber é que o princípio de todas as coisas não se iniciou como”haja luz” dito por Deus em genesis no capítulo primeiro. Ali em genesis é o princípio das coisas físicas, do universo físico, do homem, da terra, entretanto as coisas eternas também foram criadas bem antes das coisas físicas. Quando Paulo diz que Jesus é o primogênito de toda a criação está se referindo as duas criações, a das coisas espirituais e das materiais, ou seja, é necessário entender que Deus somente gerou ou criou a Jesus, todas as demais coisas tanto as espirituais eternas como as coisas físicas foram por Jesus criadas, pois Deus assim quis fosse; e por este motivo que Jesus é chamado de pai da eternidade em Isaías e é por isso também, por ter ele recebido poder de criação que eles é Deus, Jesus é Deus sobre tudo e todos, só não pode ser Deus do próprio Deus. Deus Pai é tão poderoso que ele pode criar outro Deus, ou melhor, conferir autoridade de Deus a quem ele bem quiser. A Moisés ele lhe disse que o tinha posto como Deus sobre o povo de Israel e Arão como seu profeta, e Moisés no nível de ser humano realizou estupendos milagres, sinais e maravilhas digno de um Deus. Agora vejamos, se Moisés pôde ser considerado como um Deus realizando milagres físicos, Jesus produzindo criações espirituais e eternas antes de ter vindo ao mundo, muito mais não seria também como um Deus ?
    É necessário entender que Deus não precisa de nada, nunca precisou de nada e de ninguém, por isso mesmo quando ele por seu favor imerecido resolveu conviver com mais alguém e coisas, criou alguém que fizesse tudo por ele, as espirituais e físicas: Jesus.
    Com isso Deus está dizendo a todos:
    Eu sou o que sou e não tenho carência de nada, e não preciso de nada e de ninguém.

  26. Moisés

    Outra prova incontestável sobre todo esse blá blá blá de Jesus não ter sido criado, é que Jesus morreu como todo o seu humano. Paulo nos diz que Jesus veio nascido de mulher e debaixo da lei humana, concordo plenamente com Paulo porque Jesus teve de viver e experimentar tudo ou toda a natureza humana, sendo assim, quando Jesus morreu ao se desligar do corpo humano a mente apaga perdendo-se assim a consciência, quando sua consciências voltou ele esteve ou no paraíso ou no inferno livrando os espíritos em prisões, a um Deus que nunca teve um princípio um início é impossível que isso aconteça, até se dormir um homem precisa de um estado de stand by pra voltar a acordar, mas para ressuscitar é perda total de consciência, só se ressuscita se por um poder absoluto que pode ir além de um sono. Jesus em lugar nenhum diz que ele auto-ressucitou a si mesmo, pelo contrário a Bíblia diz que Deus o ressuscitou. Agora uma frase pra pensar:
    A Bíblia diz que para Deus não há impossível, mas para Deus é impossível ele morrer ou auto aniquilar na existência ou seja perda total de sua consciência.
    Jesus disse de si mesmo: Eu sou o princípio, o alfa; Deus nunca teve um princípio ou início ele sempre esteve lá.

  27. Cezar

    “Todavia para nós há um só Deus, o Pai, de quem é tudo e para quem nós vivemos; e um só Senhor, Jesus Cristo, pelo qual são todas as coisas, e nós por ele.” (1 Coríntios 8:6) Mas claro que este texto?
    – Quer dizer que Jesus quando ia ao monte orar Jesus orava para ele mesmo?
    – Jesus sempre falava e fazia o que o Pai mandava por isso Jesus disse que eu e o Pai somos um em :pensamentos e propósitos”.

    – Jesus ao responder aos discípulos sobre sua vinda o que respondeu Jesus:
    “Quanto ao dia e à hora ninguém sabe, nem os anjos dos céus, nem o Filho, senão somente o Pai.” (Mateus 24:36 ) Se Jesus é o Deus Pai não sabia? Aqui Jesus se colocou em pé de igualdade aos anjos que também não sabia.

    – Jesus quando subiu aos céus sentou a destra do Pai porque não na cadeira do Pai?
    (Mateus 26:64) “Tu mesmo o declaraste”, afirmou-lhe Jesus. “Contudo, Eu revelo a todos vós: Chegará o dia em que vereis o Filho do homem assentado à direita do Todo-Poderoso, vindo sobre as nuvens do céu!”

    (João 14:26) E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro Consolador, para que fique convosco para sempre,” .. Jesus ao subir aos Céus porque não disse que ele mesmo enviaria? Ele iria pedir a ele mesmo para enviar outro Consolador.

    (Mateus 6:9) a oração intitulada “Pai Nosso” porque Jesus disse “Pai Nosso” se ele estava na terra?

    1. Rubem

      Jesus estava ensinando como se deve orar, por isso ele falou, “portanto orareis assim: “Pai nosso que está nos céus….[ ]

  28. Rubem

    Parabéns meu irmão André pela aula, me abriu um leque com essa explanação, achei lindo e inteligente seu post, que Deus abençoe sua vida cada vez mas,
    Grande abraço.

  29. nino

    para quem gosta de live de jogos e games no geral tenho
    certeza que a live da tvnino vai ser opção para toda galera
    do mundo dos games.Se você curte jogos com certeza te
    indico a live da tvnino. Parabéns pelo seu site, é um grande
    prazer participar e conhecer seu projeto.Grande abraço

  30. Sou a Nicole Souza, gostei muito do seu artigo tem muito
    conteúdo de valor, parabéns nota 10.

    Visite meu site lá tem muito conteúdo, que vai lhe ajudar.

    1. Cris

      Jesus sempre afirmou ser o filho de Deus, em João 5, VS 19, entende que o filho sem o pai nada faz…ou seja ,o pai é um o filho é outro, mas os dois se amam e tornam-se um pela graça do Espírito Santo de Deus.

  31. jaber

    André Mousinno você encontra base bíblica para ministério pastoral feminino?

  32. Leonardo

    Jesus sempre existiu “Alma” seu corpo foi criado, o primogênito de toda criação, a imagem perfeita. Jesus é Deus, muito boa a explicação do irmão.

Deixe um comentário